segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Lançamento de "Foot of the Mountain" no Brasil
é suspenso. Novo álbum sairá por outro selo

Após confirmar que "Foot of the Mountain" seria lançado no Brasil em setembro, a Universal Music recuou e informou que não será mais a responsável pelo distribuição do novo álbum no país. No final de agosto, fãs que já haviam reservado a compra do disco em lojas virtuais passaram a receber e-mails informando sobre o cancelamento do pedido.

"De acordo com comunidado da gravadora Universal, o álbum 'Foot of the Mountain', do a-ha, não será mais lançado no Brasil. As vendas foram suspensas pela própria gravadora. Não há previsão para lançamento futuro do álbum. A gravadora Universal Brasil e Universal América Latina não tem o direito sob o lançamento, mas mesmo assim o produto foi colocado pela gravadora à venda. Por isso estava à venda em nossa loja virtual", informou a London Calling.

Em comunicado, a Universal alemã, responsável pelo lançamento de "Foot of the Mountain" em toda a Europa, admitiu que realmente houve um erro quando a filial brasileira anunciou a saída do novo disco para setembro. "Como não temos os direitos (de distribuição) para Brasil e América Latina, isto aconteceu por engano", informou a gravadora.

A Universal Music Brasil também se pronunciou e informou que está impossibilitada de promover o novo álbum no país. "Temos recebido e-mails de muitos fãs do a-ha e isso é muito importante para nós. Gostaríamos muito de poder atender todos os fãs e desenvolver o trabalho que o a-ha merece no Brasil, porém, estamos impossibilitados", afirmou Danielle Lage, responsável pelo catálogo internacional da gravadora.

"A questão principal nesse caso é que o contrato que a banda fechou com a Universal não previa o lançamento no mundo inteiro, como acontece em muitos casos. Nem todos os contratos são globais e o do a-ha não previa o lançamento no Brasil, ou seja, não temos os direitos para lançar esse produto. Devido a clara demanda, agendamos o lançamento, tanto que o CD entrou em pré-venda em diversos sites. Mas depois do produto pronto e em estoque, fomos informados pelo exterior de que houve um engano e que o Brasil não tinha os direitos para lançar o álbum. Por isso tivemos que cancelar o lançamento", completou Lage.

"Já fizemos o que está a nosso alcance para tentar reverter a situação, mas agora depende exclusivamente do management e da banda reverem o contrato assinado com a Universal. Não é uma questão de vontade e/ou trabalho bem feito: estamos juridicamente impedidos de seguir a frente com esse lançamento. Não podemos lançar um produto que, na verdade, não é nosso", disse a executiva.

No final de setembro, a empresa carioca LAB 344, que representa mundialmente artistas e catálogos de diversas gravadoras, informou oficialmente que havia assinado com o a-ha para o lançamento de "Foot of the Mountain" no Brasil. "Exatamente no dia 9 de setembro, a LAB 344 assinou com o escritório do a-ha para o lançamento na América do Sul do 9º álbum do grupo. O álbum chegará às lojas na segunda quinzena de outubro e estará disponível para download legal em breve", informou a empresa em seu site.

Nenhum comentário: