segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Há 15 anos o a-ha retornava ao Brasil para 5 shows

Apresentação em SP em 14 de agosto de 2002. Foto: Rogério Cassimiro/Folha Imagem

Neste 14 de agosto completam-se 15 anos do retorno do a-ha aos palcos brasileiros após um hiato de 11 anos. Foi nessa data que a banda fez o primeiro dos cinco shows no país durante a turnê do álbum Lifelines. Foram duas apresentações seguidas em São Paulo (dias 14 e 15), uma no Rio de Janeiro (dia 16), uma em Barretos (dia 17) e outra em Porto Alegre (dia 20).

Quem vivenciou aquele momento sabe o quanto esse retorno significou. Em uma época em que a internet ainda não era tão difundida e as informações sobre a banda era bem escassas, saber que o a-ha faria novamente shows por aqui foi um momento de puro êxtase. Muitos fãs, inclusive, só souberam do retorno da banda ao país através de uma reportagem do Fantástico. “Brasil, estamos chegando”, declarou Morten na entrevista.

Apesar do tímido trabalho promocional por parte da Warner Music, gravadora da banda na época, a turnê foi um sucesso, com shows lotados em todas as cidades. Só em Barretos, o público foi de 40 mil pessoas, enquanto que em Porto Alegre foi de 8 mil.

A banda de apoio naquela turnê era composta por Per Lindvall (bateria), seu irmão Sven Lindvall (baixo), Christer Karlsson (teclado) e Anneli Drecker (backing vocal). O setlist priorizou, claro, o álbum Lifelines.

Apresentação em SP em 14 de agosto de 2002. Foto: Rogério Cassimiro/Folha Imagem

Nas cinco apresentações foram tocadas de quatro a seis músicas do disco, enquanto que dos outros álbuns a média era de duas a três canções, com exceção do East of the Sun, West of the Moon, que praticamente ficou em segundo plano. Somente nas duas últimas apresentações, em Barretos e em Porto Alegre, é que a banda tocou uma música do disco, que no caso foi Early Morning.

Na internet, há poucos registros em vídeo dos shows de 2002 no Brasil. É possível encontrar apenas um trecho de You Wanted More na apresentação do dia 14 em São Paulo, Minor Earth Major Sky no Rio e um trecho de Forever Not Yours em Porto Alegre.

Mas há algumas curiosidades, como um vídeo feito por fãs que mostra a chegada da banda ao aeroporto de Guarulhos, uma matéria do programa A Noite é uma Criança, da Band, e uma entrevista com Morten feita em Barretos pela MTV. “É ótimo estar no Brasil, é um grande evento e eu gostaria de ter vindo antes pra curtir o que rola aqui. Pra gente, o Brasil é um lugar totalmente novo”, disse o vocalista.

Nenhum comentário: