quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Anunciados mais 12 shows da turnê mundial. Pela primeira vez na carreira, banda tocará em Israel

Foto: Swaantje Hehmann

O a-ha anunciou na última segunda-feira (13) mais 12 datas da nova turnê mundial, batizada de Electric Summer Tour, a ser realizada no segundo semestre de 2018. A lista inclui seis shows no Reino Unido - cinco deles em estádios - e apresentações únicas na Suécia, Lituânia, Letônia, Estônia, França e Israel, país que receberá a banda pela primeira vez na história. Das 11 cidades europeias anunciadas, em dez delas o a-ha nunca tocou antes. A lista também chama atenção pelos locais cuidadosamente selecionados: inclui castelos, anfiteatro e até mesmo um histórico teatro romano.

Reino Unido

Os shows no Reino Unido serão realizados entre os dias 7 e 21 de junho. Das seis cidades anunciadas, cinco delas receberão a banda pela primeira vez: Canterbury, Yeovil, Cambridge, Doncaster e Darlington. Já a apresentação em Blackpool marcará o retorno do grupo à cidade depois de 30 anos. A única vez que o a-ha tocou lá foi em 30 de março de 1988, durante a turnê do álbum Stay on These Roads.

Outra novidade é que todos os shows no Reino Unido, com exceção da cidade de Canterbury, serão realizados em estádios. Além disso, as apresentações contarão com participações especiais, que incluem a banda britânica de música eletrônica Orchestral Manoeuvres in the Dark, mais conhecida como OMD, e o também britânico Tom Bailey, ex-vocalista do grupo Thompson Twins. Somente no show na cidade de Yeovil é que a banda OMD será substituída pelo também britânico Marc Almond, mais conhecido como o vocalista do duo Soft Cell.

Keepmoat Stadium, na cidade inglesa de Doncaster. Foto: EMPICS

Além dos grandes sucessos, o a-ha também promete tocar novas canções. “Os rapazes serão acompanhados por uma nova banda, incluindo um segmento de cordas”, anuncia o site oficial, dando a entender que algumas músicas serão tocadas com instrumentos como violino e violoncelo.

“Sentimos uma estreita afinidade com o Reino Unido e com os nossos fãs de lá”, declarou Morten. Segundo ele, será emocionante levar a música da banda a locais que tradicionalmente não recebem turnês. “Como sempre, queremos fazer as coisas de uma maneira nova para manter tudo emocionante para nossos fãs”, completou o vocalista.

A pré-venda de ingressos para os shows no Reino Unido começou na manhã desta quarta-feira (15). Já a venda para o público em geral será aberta na sexta, dia 17. Mais informações no site Eventbrite.

Primeira vez em Israel

A apresentação em Israel está marcada para o dia 21 de junho no Exhibition Gardens, em Tel Aviv. O show marcará o retorno do a-ha ao Oriente Médio depois de quase 25 anos. A última vez que a banda esteve na região foi em dezembro de 1993, quando fez duas apresentações em Beirute, no Líbano.

O anúncio do show em Israel foi dado em primeira mão, no domingo (12), pelo jornal The Jerusalem Post. Em vídeo publicado no Facebook, Morten comentou sobre a primeira vez do a-ha no país.

A venda de ingressos para a apresentação em Tel Aviv foi aberta nesta quarta-feira (15) pelo site Eventim.

Exhibition Gardens, em Tel Aviv. Foto: Reprodução

Outros países

O show na Suécia será realizado no dia 4 de julho na pequena cidade de Rättvik. Será a primeira apresentação do a-ha na localidade, que tem pouco mais de 4.500 habitantes. O show ocorrerá no anfiteatro Dalhalla e marcará o retorno da banda ao país escandinavo depois de 16 anos. A última vez que o grupo esteve na Suécia foi em junho de 2002, durante a turnê do álbum Lifelines.

Já a apresentação na Lituânia está marcada para o dia 16 de julho na cidade histórica de Trakai. O show ocorrerá no Trakai Island Castle, um castelo medieval do século XIV conhecido por ser o único do leste europeu construído numa ilha. Será a primeira apresentação do a-ha na cidade, que tem pouco mais de 5 mil habitantes. O último show da banda na Lituânia ocorreu em novembro de 2010, na capital Vilnius, durante a turnê Ending on a High Note.

A apresentação na Letônia será realizada no dia 17 de julho na cidade de Sigulda, que também receberá o a-ha pela primeira vez. O show ocorrerá em um castelo do século XIX que tem o mesmo nome da cidade. A última vez que a banda esteve na Letônia foi em março do ano passado, na capital Riga, durante a turnê do álbum Cast in Steel.

Trakai Island Castle, na Lituânia. Foto: trakai-visit.lt

O show na Estônia ocorrerá no dia 19 de julho durante um festival de música em Tartu, a segunda maior cidade do país. Será a primeira apresentação do a-ha na localidade, que tem pouco mais de 95 mil habitantes. O show em Tartu marcará o retorno do grupo à Estônia após 16 anos. A última vez que o grupo esteve no país foi em setembro de 2002, na capital Tallinn, durante a turnê do Lifelines.

Já a apresentação na França está marcada para o dia 25 de julho na comuna de Vienne. O local escolhido para o show é o Theatre Antique de Vienne, um teatro romano construído no primeiro século da era cristã e considerado um dos mais importantes monumentos históricos do planeta. Será a primeira apresentação do a-ha na localidade.

A venda de ingressos para os shows na Lituânia e Estônia começa nesta quinta-feira, dia 16 de novembro. Já a venda para as apresentações na Suécia, Letônia e França será aberta na sexta, dia 17.

Novas datas anunciadas da turnê mundial 2018

7 de junho - Canterbury, Reino Unido - The Spitfire Ground
9 de junho - Yeovil, Reino Unido - Huish Park Stadium
10 de junho - Cambridge, Reino Unido - Cambs Glass Stadium
14 junho - Doncaster, Reino Unido - Keepmoat Stadium
16 de junho - Blackpool, Reino Unido - Bloomfield Road
17 de junho - Darlington, Reino Unido - Mowden Park
21 de junho - Tel Aviv, Israel - Exhibition Gardens

4 de julho - Rättvik, Suécia - Dalhalla
16 de julho - Trakai, Lituânia - Trakai Island Castle
17 de julho - Sigulda, Letônia - Sigulda Castle
19 de julho - Tartu, Estônia - Tartu Song Festival Grounds
25 de julho - Vienne, França - Theatre Antique de Vienne

Saiba mais:
Show em Hamar: ingressos vendidos rapidamente
Anunciado show na cidade norueguesa de Hamar
Ingressos esgotados para o show em Trondheim
Turnê 2018: Trondheim é a 4ª cidade anunciada
Mais dois shows são confirmados na Noruega

Nenhum comentário: